terça-feira , 17 outubro 2017
Home / Ilhéus - Tempo de Alegria / Secretaria de Saúde promove curso para ampliar a cobertura de vacinação em Ilhéus

Secretaria de Saúde promove curso para ampliar a cobertura de vacinação em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), promove de 21 a 23 de fevereiro, o curso para atualização do sistema de vacinação, no auditório da Farmácia Pública Municipal, localizado à Rua Teodoro Sampaio. O Departamento de Vigilância à Saúde oferece a capacitação para 15 profissionais da Sesau, que atuarão nas salas de vacinas a serem abertas nas unidades de saúde do município, com o objetivo de ampliar o índice de cobertura vacinal.

Além da atualização desses profissionais para atender ao novo calendário de vacinação, o curso pretende aperfeiçoar o trabalho com a informatização do sistema de trabalho. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Brito, o novo programa informatizado dará acesso a qualquer sala vacinal, em qualquer unidade de saúde do município.

O sistema fornecerá informações sobre a situação vacinal do indivíduo, caso esteja em atraso, ou ainda se o cartão de vacina for perdido. As informações ficarão armazenadas e disponíveis para que o vacinador altere ou atualize no sistema.

Novas Salas – A coordenadora de Imunização, Walkiria Cardeal, relata que o município atualmente conta com nove salas em funcionamento. “No entanto, a intenção é aumentar imediatamente este número, com a implantação de mais sete novas salas para vacinação, por isso é de extrema importância o curso de atualização desses profissionais”, afirma.

“No primeiro dia do curso, foram pontuadas as boas práticas de vacinação e atualização do novo calendário para os participantes. Já no último dia, a programação será destinada apenas à parte prática, no qual os profissionais já irão trabalhar com o novo sistema”, informa.

Sob essa perspectiva, o técnico de enfermagem e vacinador, Etiene Matos, ressalta a importância do curso de atualização, para aprimorar o conhecimento, com o novo calendário vacinal, pois quatro novas vacinas foram introduzidas na rede municipal. O objetivo do curso é resgatar os vacinadores que estão afastados das salas de vacinas, para que se possa abrir mais salas e ampliar a oferta para a população. “Melhorar a oferta, aumentar a cobertura vacinal e proteger a população de doenças que são evitáveis pela vacinação, são nossas prioridades”, conclui.

Veja Também

SEBRAE INSCREVE PRA CURSOS EM ILHÉUS

DO PIMENTA O Sebrae está com inscrições abertas para capacitações nas áreas de empreendedorismo, liderança, ...

%d blogueiros gostam disto: